sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MANCHETE DO DIA

“Para presentear o pai, os filhos do açougueiro fizeram uma vaquinha”

CALOUROS NÃO SOIS “BICHOS” HOMENS É QUE SOIS


PELO AMOR DE Dadá, Dedé, Didi, Mussum e Zacarias! E a cada edição dos famigerados trotes, os protagonistas e os propositores conseguem se superar. A proposta não é só de colocar os jovens calouros ao ridículo, mas sim humilhá-los publicamente. A coluna por várias vezes denunciou esses trotes, mas pelo andar da Brasília de guerra a comunidade universitária prefere imitar os macaquinhos do não vejo, não falo e não ouço. E o que parece ser uma vitória para aqueles que conseguiram ser aprovados num vestibular, vem como uma forma depreciativa de recompensa, ao serem tratados não como gente, mas como “bichos” (by apelido dado aos calouros pelos veteranos). Em pleno século XXI, eu penso que este tipo de trote de raspar os cabelos, pintar e fazer os calouros ficarem na esquina pedindo esmolas estão démodé e super fora de moda. Numa época em que convivemos com tragédias ocasionadas por enchentes, seca, tsunamis, terremotos e outras coisitas dos gêneros, os futuros médicos, advogados, engenheiros, administradores de empresa, contadores, odontologos e outros, deveriam realizar trotes solidários em favor dessas vitimas, numa forma de mostrar para os seus familiares, amigos e comunidade Figueirense em geral, quem serão os profissionais do futuro. A humanidade ainda tem cura, mas os profissionais na realização desses humilhantes trotes precisam ser identificados e expurgados do meio universitário.
E vamos que vamos!

QUEM LÊ A COLUNA


O competente desenhista ROGÉRIO CASTRO é leitor assíduo da coluna e karobano de carteirinha. Presença garantida na 7º Baião de Dois do Karoba, dia 22 de maio, no Clube da Area. Legal!

NO clique da Xeretinha IV, The New Generation, Eduardo Lima (by Góia), com Noriel Cohen, Ildeu Braúna e Silvana Mameluque

O coleguinha Wesley Gonçalves e Sandrinha Borborema

NA primeira edição do Baião de Dois do Karoba, em maio de 2004, Duca & Haroldo Lívio, Inês & Peré com the family marcaram presença

TEIAS & COSTURAS


VALORIZAÇÃO – Algumas figuras precisam valorizar mais os verdadeiros amigos de primeira hora, do que aqueles que aparecem de vem em quando. Na saúde e na doença, na tristeza e alegria, quem está sempre por perto são os verdadeiros amigos. Para refletir!!

ANASTASIA – Enquanto os puxa-sacos de plantão cercavam o governador Aécio Neves, outros mais espertos encostaram foi no vice Anastásia que será o próximo governador a partir de abril. Então...

ERA ADAUTO – Já começou a era Adauto Marques Batista na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI). Mas a posse oficial só vai acontecer mesmo no dia 4 de março, com direito aos flashes, farto regabofe, discursos, gente bonita, mais ou menos e feias. Longa vida a Adauto Marques, o novo presidente da ACI!

BLÁ blá blá abobrístico feito dia desses aí pela amiga Lane Freitas e que merece registro: Karobinha, você pode ser qualquer coisa, desde que não queira ser qualquer coisa”. Toim!!

Tem umas figuras aí na city, que estão arrependidas por terem aprontando tanto e detonado os friends(?) com seus infelizes comentários. Eu penso que essas criaturas já estão congelando no gelo polar do freezer em que foram colocadas. Pelo andar da Brasília de guerra, deverão ficar por lá por um long time. Saída pela esquerda!

SAINTRO-PEITO –Sandro (by nome fictício) apareceu em concorrido evento da imprensa, usando uma calça saintro-peito (by acima do umbigo e perto do peito) e camisa IS (by IveStragada) e essência lê gambê da Carnisê. Resumo da ópera, quando ele chegava para puxar papo a galera rachava fora e deixava ele sozinho com o seu copo de refrigerante e o seu cigarro fedorento (by bate a bunda no cimento pra ganha mil e quinhentos). Afe!

AUMENTOS – Parem o mundo e chamem a Lula lelé! Nesta terra de Cabral acontece certas coisas que não dá para acreditar. É só o salário dos demarré dê si ter um aumento para os donos dos postos de gasolina majorar os preços dos seus produtos. Uai, genteim mas os demarré dê si nem carro tem, aliás, o único carro que eles têm são os de mão e não usam gasolina e nem álcool. Afe!

DISPENSA – Dublê de empresário que grita na picaretagem, despediu um de seus funcionários por telefone. Pasme, people, o funcionário trabalhou com ele quase seis meses, mas pagamento mesmo só através de vales. É muito difícil!

FEIURA – Amigo do Peregras está querendo colocar um ponto final no casório. Dizendo ele que quando casou com a mocréia, estava torto na manguaça e achou que o Dragão Bal Z era linda. Só no day after é que notou que estava de posse de um dragão e com um catarrentinho no bucho. Cada qual com seus problemas, não é mesmo. Quem nasceu para ser Jorjão, jamais será Braganight. Fui!

PUXA – Recado para aqueles que pretendem participar da corrida eleitoral, no próximo dia 3 de outubro, cuidado com os seus personais puxa-sacos, eles só falam aquilo que você quer ouvir. O problema é que na hora da verdade o people fala outra língua e te dá bomba nas urnas. Pipiti pipiti pow!

BLÁ blá blá abobrístico feito dia desses aí pelo coleguinha Edvaldo Porretinha e que merece registro: “Karoba, as mulheres querem muitas coisas de um homem. Por outro lado, homens querem uma única coisa de muitas mulheres”. Pow!!

BEIJA-FLOR – Tenho conferido aí, alguns cristãos beija-flor pousando de rosa em rosa, quer dizer, de igreja em igreja, em busca de revelações que garantam a eternidade. Ninguém sabe ao certo se elas querem a salvação ou se vão ali para receber alguma revelação se vai ficar rica ou não. Sonha Alice!

HORÁRIO – E no próximo sábado, para alegria de milhares de cabralinos, o antipático do “horário de verão” vai acabar. A economia foi tão grande com esse horário de verão que até apagão aconteceu na terra de Cabral. É mole ou quer mais?

DESCANSO – Como o Peregras não é de ferro, estou aproveitando esses dias de folia de momo, para um relax em contato com a natureza. Ou seja, my people, simple life e nada mais. Agora só retorno ao mais lido na próxima quinta-feira. Alegria alegria!!

IMPACTO


“Escreva seus planos a lápis e deixe a borracha com Deus.”

RAPIDINHA & CRETININHA


No casamento da loira, sua mãe, uma mulher muito antiquada, dá alguns conselhos:
— Não esqueça uma coisa, filha... Nunca deixe que seu marido a veja sem nada. Use sempre alguma peça de roupa.
A loira não entendeu direito (novidade!) mas concordou.
Já no final da lua de mel, o marido pergunta:
— Amor... Já teve algum caso de loucura na sua família?
— Que eu saiba, não.... Por quê?
— A gente está há um mês em lua de mel... Já transamos, tomamos banho juntos, conversamos, transamos mais um pouco... E você nunca tira esse chapéu esquisito da cabeça!

VOCÊ SABIA QUE...



EVANDRO Campos – GUSTAVO (by Viver a Vida)


JOBA Costa – LULU Santos


DARDIANE Dias – MONTSERRAT Caballé

SERGINHO (by BBB-10) – ANDREY Herphun

MICHAEL Phelps – CARLITOS Tevez

PONCIANO conferindo a coluna do Peregras, lá no Café Galo

NAS Malhas do Karoba, o filho do deputado Gil pereira com Daroça e Cláudio Aquino

MINHA chiquetérrima amiga Marlene Tavares e o filho Júnior

ROER pequi tem que ter charme e classe, Denner Krogger que o diga

AVARENTO PAGA LANCHE PARA O PEREGRINO E A CHUVA NÃO CAI

PAREM O MUNDO que eu quero descer! Dia desses aí, Rosano (by nome fictício) que grita no miserê me chamou para um lanchinho básico. Pasme, people, ele afirmou que fazia questão de pagar. Me belisquei pois pensei que estava sonhando. Mas era verdade. Juro que eu fiquei boquiaberto. Eu não conseguia acreditar! Genteim, que milagre era esse. Para não fazer uma desfeita, aceitei o lanche e aproveitei para comer diumtudo que eu tinha direito, sem dó da criatura avarenta! Afinal de contas não é todo dia que a criatura tirava os escorpiões dos bolsos e pagava alguma coisa. Acho até que ele se arrependeu de ter me convidado, pois fiz questão de comer só salgados caros, como coxinha com catupiri e etc. Quando sai da lanchonete olhe para o céu para ver se não vinha uma chuva por aí. Qual o quê, o calorzão futebol clube estava fritando até o cérebro. Meu medo agora é de que ele me peça uma revanche.
E vamos que vamos!

MUSAS DO KAROBA


O furacão baiano IVETE SANGALO incendeia a coluna do Karobinha, com uma das musas desta terra de Cabral

MORAL DA HISTÓRIA É...



Moça, a senhora é rica?

Era inverno e elas entraram às pressas pela porta dos fundos – duas crianças em casacos surrados e pequenos para o seu tamanho.
"A senhora tem aí uns jornais velhos?"
Eu estava ocupada. Queria dizer não, mas olhei para os seus pés e vi que usavam sandálias abertas, cheias de gelo.
"Entrem, que eu faço uma xícara de chocolate para vocês."
Suas sandálias encharcadas deixaram marcas na pedra da lareira, mas eu não consegui reclamar.
Servi o chocolate quente acompanhado de torradas com geléia e voltei para a cozinha, onde retornei meu trabalho.
Estranhando o silêncio na sala da frente, fui até lá ver o que estava acontecendo.
A menina segurava a xícara vazia e a olhava atentamente. O menino me perguntou numa voz sem emoção:
"Moça, a senhora é rica?"
"Rica? Eu? Misericórdia!" Olhei para meus estofados gastos.
A menina pôs a xícara sobre o pires, cuidadosamente.
"Suas xícaras combinam com os pires."
Sua voz era a de uma pessoa mais velha, com uma fome que não vinha do estômago.
Eles saíram, segurando os maços de jornal, lutando contra o vento. Nem agradeceram, mas não era necessário. Tinham feito muito mais do que isso. Xícaras e pires tão simples, de louça azul. Mas combinavam. Virei o assado e coloquei as batatas no molho. Batatas com molho ferrugem, um teto sobre a cabeça, meu marido com um emprego estável – essas coisas também combinavam.
Tirei as cadeiras de perto da lareira e limpei a sala. As pegadas cheias de lama ainda estavam por ali e eu as deixei ficar. Quero que permaneçam no mesmo lugar, caso eu me esqueça novamente de como sou rica.

PEREGRINO GOSTOU & PEREGRINO NÃO GOSTOU


PEREGRINO GOSTOU – DE saber que o famigerado horário de verão acaba no próximo sábado 10. Podia acabar de uma vez por todas, né?! Fui!
PEREGRINO NÃO GOSTOU – DAQUELE juizinho safado que afanou a Raposa mais linda das Minas Gerais, no jogo contra o Velez. Tiske, tiske, tiske...

RAPIDINHA & CRETININHA


Uma bichinha quá quá quá do tindolelê tindolalá entrou em uma livraria, foi direto à seção de livros de auto-ajuda e logo encontrou um livro com um título que lhe agradou muito, seu título era: "Resolva todos os seus problemas".
Como ainda estava em dúvida, procurou o balconista:
— Por favor, moço, este livro resolve mesmo todos os meus problemas?
— Todos eu acho que não. Digamos que ele resolva metade dos seus problemas.
— Bom, se é assim, eu vou levar dois!

ABRAÇOS


FINALIZANDO A COLUNA desta sexta-feira de meu Deus, abraços para Rita Santiago, Petter Frank, Fátima Alencar, César Costa, Baby Consuelo, Wagner Black, Maurina Fonseca, Prefeito Reinaldo Teixeira (by Capitão Enéas), Márcia Pereira, Nazareno Dias, Beatriz Barral, Bruno Araújo Rebelo, Teté Espíndola, Adelson Toledo, Cibele Veloso Milo, Odorico Mesquita, Mariângela Braga, Glen Andrade, Renata Leão Nascimento, Fabio Sampaio, André Marques e Vluta, Lenine e Pexado. Segunda-feira que vem tem mais. Bye!

GRAN FINALE

"A língua que calunia mata três pessoas ao mesmo tempo: a que profere a calúnia, a que escuta, e a pessoa sobre a qual se fala."